top of page
Foto do escritorYasmin K.

Crise dos 20 (mas aos 19)

Atualizado: 26 de ago. de 2022

Certo dia (essa semana mesmo) um amigo me disse que eu estou vivendo a crise dos 20 antecipadamente. Refletindo sobre isso constatei que sempre fui antecipada nas coisas, até mesmo nas crises. Quando eu estava no ensino fundamental uma professora me disse que eu não mais precisava estar no segundo ano e que poderia ir para o terceiro, pois já havia aprendido todo o necessário. Então me formei antecipadamente.

Quando aos 12 anos, eu comecei a fazer aulas de Tae-kwon-do, me dediquei ao máximo para aprender todos os nomes dos golpes e movimentos. Por causa desse esforço, fiz vários testes de faixa e atingi, antecipadamente, um nível maior que os meus colegas. Mais uma vez, atingi objetivos antecipadamente.

Nessa antecipação toda, cheguei à crise dos 20 um pouco antes. Mesmo sendo antecipada, me atrasei em me conhecer. Conheci muitas coisas rápido demais, e me tornei uma desconhecida para mim mesma. Uma completa estranha.

A crise dos 20 nada mais é do que um sentimento de “quem sou/onde estou?”. Uma completa dúvida sobre quais são as coisas que realmente gosta e o que são as coisas que se gosta apenas porque outras pessoas disseram. Uma enorme interrogação que bate na sua porta todos os dias, dizendo “o que você vai ser da vida?”. E o simples fato de não conseguir responder essa pergunta te faz querer simplesmente não fazer nada e deixar o destino decidir isso para você.

Mas o destino não vai dizer quem você é, ele no máximo vai pedir para o tempo te apressar. Eles gostam de trabalhar juntos com a missão de nos deixar mais ansiosos. É necessário aprender a lidar com eles. Entender quem é o tempo e o que ele faz. Talvez vocês até se tornem amigos nessa jornada.

É na crise dos 20 que nós fazemos um autoexame, aprendemos a olhar para dentro de nós e fuçar até encontrar a nossa essência. Aprender o que de fato são nossas características, o que é herança de amizades volúveis. Entender as marcas que relacionamentos passados deixaram, e aprender a conviver com elas positivamente. Contemplar e apreciar as coisas sem vergonha de dizer “sim, eu realmente gosto disso, por mais estranho que pareça”. Aprender a ser, apenas.

Eu estou vivendo essa crise. Descobrir quem sou não é coisa fácil, e muito menos rápida. É um longo processo. Não sei quando sairei dela, mas, como diria o mestre Yoda, “aprender bastante nela eu irei”. Se você também está nessa, só digo que eu te entendo, de verdade.



41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Egos & ecos

Quem sou?

1 Comment


evelynmuller10
Nov 14, 2023

Que escrita maravilhosa, leve e profunda ao mesmo tempo! Seria a primeira a comprar teu livro 🤍

Like

Me siga nas redes sociais

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page